EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO
Considerar
o quadro de gêneros indicados para o 5º ano
v Participar de situações de intercâmbio oral que
requeiram: ouvir, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder a
perguntas justificando suas respostas, explicar e compreender explicações,
manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar;
v Utilizar recursos para compreender ou superar
dificuldades de compreensão durante a leitura (pedir ajuda aos colegas e ao
professor, reler o trecho que provoca dificuldades, continuar a leitura com a
intenção de que o próprio texto permita resolver as dúvidas ou consultar outras
fontes);
v Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando
procedimentos de escritor; planejar o que vai escrever considerando a
intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero;
fazer rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão
temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do
texto;
v Pontuar frases e usar inicial maiúscula, paragrafação,
elementos de uma numeração, passagem do discurso direto, em razão das
restrições impostas pelos gêneros;
v Acentuar palavras de uso comum;
v Ter noções de concordância verbal e nominal.
MATEMÁTICA – 5º ANO
v Ler, escrever, comparar, ordenar e situar em
intervalos, números racionais representados na forma decimal;
v Realizar cálculos mentais ou por meio de registro
escrito, envolvendo números naturais ou decimais, utilizando estratégias
pessoais e
técnicas
operatórias convencionais, distinguindo situações que requeiram resultados
exatos ou aproximadas;
v Resolver problemas expressos oralmente ou por meio de
enunciados escritos, envolvendo diferentes significados da adição, da
subtração, da multiplicação e da divisão;
v Comunicar verbalmente ou por meio de registro escrito,
as estratégias de solução de uma situação-problema, estabelecendo comparações
entre elas e reconhecendo que um mesmo problema pode ser resolvido de
diferentes maneiras;
v Fazer cálculos simples de porcentagem;
v Reconhecer semelhanças e diferenças entre corpos
redondos como esfera, cone e cilindro;
CIÊNCIAS NATURAIS – 5º ANO
v Construir atitude investigativa sobre o meio ambiente
e a relação com a natureza no dia-a-dia;
v Compreender a necessidade do tratamento de água e seu
uso diário na manutenção da vida;
v Perceber a importância de alimentação saudável para o
corpo, visando o desenvolvimento biopsicossocial;
v Observar e construir conceitos de saúde com o corpo;
v Compreender o funcionamento do corpo humano: aparelhos
digestivo, respiratório, excretor e reprodutor (transformações no aparelho
feminino e masculino);
v Compreender a importância do funcionamento do sistema
nervoso para a preservação da saúde e a necessidades de manutenção das
atividades básicas do corpo;
v Compreender a necessidade de reciclar, reutilizar
materiais e alimentos como preservação e reaproveitamento;
HISTÓRIA – 5º ANO
v Compreender que os diferentes registros são fontes de
informações para se conhecer o passado;
v Conhecer relações entre histórias pessoais e das
famílias usando fontes orais, escritas e iconográficas;
v Conhecer e registrar a história do bairro e seu
entorno usando diferentes fontes históricas: escritas, orais, iconográficas
(fotos, desenhos, pinturas), musicais, entre outros;
v Relacionar as normas e regras de convívio na sala de
aula, na escola, no bairro e na cidade, com leis e normas gerais da sociedade
(ex. com estatuto da criança, lei de direitos humanos, da abolição, contra o
racismo, entre outras);
v Relacionar a diversidade cultural da população do
bairro, com a população de São Paulo e do Brasil, identificando e valorizando
as diferenças de costumes dos grupos sociais e étnicos;
v Evidenciar as diferentes contribuições por meio de
cantos, contos, danças, trajes, alimentos e demais manifestações do repertório
cultural presentes no cotidiano.
GEOGRAFIA – 5º ANO
v Reconhecer o papel das tecnologias, da informação e da
comunicação na configuração da sociedade;
v Coletar e tratar informações em fontes escritas e
imagens;
v Valorizar o uso da técnica e da tecnologia em prol da
preservação e conservação do meio ambiente;
v Adotar atitude responsável em relação ao meio
ambiente;
v Conhecer e valorizar os modos de vida dos diferentes
grupos sociais e sua relação com o espaço e paisagem;
v Identificar o processo de organização e construção de
paisagens;
v Levantar, selecionar e organizar informações;
v Respeitar e tolerar modos de vida e valores de outras
coletividades mais distantes;
v Identificar elementos urbanos como transportes,
bairros, lazer e atividades econômicas.
v Identificar e comparar objetos que permaneceram e que
se modificaram na paisagem urbana, em diferentes períodos;
v Comparar mapas e imagens que caracterizam bairros e
cidades;
v Identificar dados sobre a população do Estado de São
Paulo em representações pictóricas e mapas temáticos;
v Identificar as diferentes contribuições culturais na
formação da população brasileira, destacando traços culturais de grupos
sociais;
v Elaborar mapa do Brasil com as informações sobre as
festas e tradições religiosas dos Estados;
v Identificar, a partir do mapa político, a localização
da cidade de São Paulo no Estado, no Brasil e na América do Sul;
v Reconhecer os lugares na cidade por meio de leitura de
mapas;
v Pesquisar os dados sobre os bairros da cidade ao longo
de algumas décadas e identificar as mudanças em relação às atividades
econômicas, população e moradias;
v Elaborar mapa localizando as indústrias paulistas e
seus respectivos setores econômicos;
v Reconhecer a relação entre São Paulo, o porto de
Santos e outras vias de circulação de mercadorias e serviços no Estado de São
Paulo (rodovias e ferrovias);
v Reconhecer o processo de urbanização, tendo como
referência elementos do cotidiano e o modo de vida;
ENSINO DA ARTE - 5° ANO
ÁREA DE ARTES CÊNICAS
v Recriar e improvisar a partir de fragmentos de obras
teatrais;
v Improvisar a partir de jogos teatrais;
v Apreciar diferentes formas teatrais;
v Associar, expressar por meio do teatro, sentimentos e
idéias;
v Participar dos jogos de atenção, observação e
improvisação;
v Ampliar o vocabulário e enriquecer experiências;
v Educar a observação e a atenção organizando idéias e
pensamentos;
v Integrar-se com os colegas na dramatização de cenas
criadas a partir de uma nova proposta;
v Criar textos e encenar com o grupo-classe.
v Construir e/ou organizar um cenário em grupo, a partir
de uma proposta.
.
EDUCAÇÃO FÍSICA – 5º ANO
v Interagir com os colegas nas brincadeiras, jogos e
danças;
v Criar diferentes jogos e danças;
v Mudar as regras, inventar outras;
v Inventar novas brincadeiras;
v Pesquisar e compreender esportes e atividades
físicas;
v Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada
em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e de etnia;
v Apreciar o próprio corpo e dele cuidar.
LÍNGUA INGLESA – 5º ANO
v Participar de
situações de intercâmbio oral que requeiram intervir sem sair do assunto
tratado, formular e responder perguntas;
v Ouvir com atenção a
fala do professor ou falantes nativos observando a entonação;
v Planejar sua fala e
pensamento;
v Apreciar textos
literários e não literários;
vFazer uso da
linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar ideias;
v Valorizar o que
produz individualmente e em grupo, favorecendo a convivência, considerando a
diversidade para que aprenda a conhecer a fazer, a ser e a conviver dentro do
seu idioma;
v Reescrever e
produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor; planejar o
que vai escrever, considerando a intencionalidade, o interlocutor e as
características do gênero;
v Conhecer e nomear
profissões;
v Reconhecer e
utilizar alguns verbos em inglês;
v Identificar nomes de
peças de roupas;
v Conhecer e nomear
lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário