segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Expectativas de aprendizagem - final do 5º ano


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO
Considerar o quadro de gêneros indicados para o 5º ano

v Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder a perguntas justificando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar;
v Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura (pedir ajuda aos colegas e ao professor, reler o trecho que provoca dificuldades, continuar a leitura com a intenção de que o próprio texto permita resolver as dúvidas ou consultar outras fontes);
v Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor; planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto;
v Pontuar frases e usar inicial maiúscula, paragrafação, elementos de uma numeração, passagem do discurso direto, em razão das restrições impostas pelos gêneros;
v Acentuar palavras de uso comum;
v Ter noções de concordância verbal e nominal.

MATEMÁTICA – 5º ANO

v Ler, escrever, comparar, ordenar e situar em intervalos, números racionais representados na forma decimal;
v Realizar cálculos mentais ou por meio de registro escrito, envolvendo números naturais ou decimais, utilizando estratégias pessoais e
técnicas operatórias convencionais, distinguindo situações que requeiram resultados exatos ou aproximadas;
v Resolver problemas expressos oralmente ou por meio de enunciados escritos, envolvendo diferentes significados da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão;
v Comunicar verbalmente ou por meio de registro escrito, as estratégias de solução de uma situação-problema, estabelecendo comparações entre elas e reconhecendo que um mesmo problema pode ser resolvido de diferentes maneiras;
v Fazer cálculos simples de porcentagem;
v Reconhecer semelhanças e diferenças entre corpos redondos como esfera, cone e cilindro;

CIÊNCIAS NATURAIS – 5º ANO

v Construir atitude investigativa sobre o meio ambiente e a relação com a natureza no dia-a-dia;
v Compreender a necessidade do tratamento de água e seu uso diário na manutenção da vida;
v Perceber a importância de alimentação saudável para o corpo, visando o desenvolvimento biopsicossocial;
v Observar e construir conceitos de saúde com o corpo;
v Compreender o funcionamento do corpo humano: aparelhos digestivo, respiratório, excretor e reprodutor (transformações no aparelho feminino e masculino);
v Compreender a importância do funcionamento do sistema nervoso para a preservação da saúde e a necessidades de manutenção das atividades básicas do corpo;
v Compreender a necessidade de reciclar, reutilizar materiais e alimentos como preservação e reaproveitamento;

HISTÓRIA – 5º ANO

v Compreender que os diferentes registros são fontes de informações para se conhecer o passado;
v Conhecer relações entre histórias pessoais e das famílias usando fontes orais, escritas e iconográficas;
v Conhecer e registrar a história do bairro e seu entorno usando diferentes fontes históricas: escritas, orais, iconográficas (fotos, desenhos, pinturas), musicais, entre outros;
v Relacionar as normas e regras de convívio na sala de aula, na escola, no bairro e na cidade, com leis e normas gerais da sociedade (ex. com estatuto da criança, lei de direitos humanos, da abolição, contra o racismo, entre outras);
v Relacionar a diversidade cultural da população do bairro, com a população de São Paulo e do Brasil, identificando e valorizando as diferenças de costumes dos grupos sociais e étnicos;
v Evidenciar as diferentes contribuições por meio de cantos, contos, danças, trajes, alimentos e demais manifestações do repertório cultural presentes no cotidiano.

GEOGRAFIA – 5º ANO

v Reconhecer o papel das tecnologias, da informação e da comunicação na configuração da sociedade;
v Coletar e tratar informações em fontes escritas e imagens;
v Valorizar o uso da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente;
v Adotar atitude responsável em relação ao meio ambiente;
v Conhecer e valorizar os modos de vida dos diferentes grupos sociais e sua relação com o espaço e paisagem;
v Identificar o processo de organização e construção de paisagens;
v Levantar, selecionar e organizar informações;
v Respeitar e tolerar modos de vida e valores de outras coletividades mais distantes;
v Identificar elementos urbanos como transportes, bairros, lazer e atividades econômicas.
v Identificar e comparar objetos que permaneceram e que se modificaram na paisagem urbana, em diferentes períodos;
v Comparar mapas e imagens que caracterizam bairros e cidades;
v Identificar dados sobre a população do Estado de São Paulo em representações pictóricas e mapas temáticos;
v Identificar as diferentes contribuições culturais na formação da população brasileira, destacando traços culturais de grupos sociais;
v Elaborar mapa do Brasil com as informações sobre as festas e tradições religiosas dos Estados;
v Identificar, a partir do mapa político, a localização da cidade de São Paulo no Estado, no Brasil e na América do Sul;
v Reconhecer os lugares na cidade por meio de leitura de mapas;
v Pesquisar os dados sobre os bairros da cidade ao longo de algumas décadas e identificar as mudanças em relação às atividades econômicas, população e moradias;
v Elaborar mapa localizando as indústrias paulistas e seus respectivos setores econômicos;
v Reconhecer a relação entre São Paulo, o porto de Santos e outras vias de circulação de mercadorias e serviços no Estado de São Paulo (rodovias e ferrovias);
v Reconhecer o processo de urbanização, tendo como referência elementos do cotidiano e o modo de vida;

ENSINO DA ARTE - 5° ANO

ÁREA DE ARTES CÊNICAS

v Recriar e improvisar a partir de fragmentos de obras teatrais;
v Improvisar a partir de jogos teatrais;
v Apreciar diferentes formas teatrais;
v Associar, expressar por meio do teatro, sentimentos e idéias;
v Participar dos jogos de atenção, observação e improvisação;
v Ampliar o vocabulário e enriquecer experiências;
v Educar a observação e a atenção organizando idéias e pensamentos;
v Integrar-se com os colegas na dramatização de cenas criadas a partir de uma nova proposta;
v Criar textos e encenar com o grupo-classe.
v Construir e/ou organizar um cenário em grupo, a partir de uma proposta.
.

EDUCAÇÃO FÍSICA – 5º ANO
v Interagir com os colegas nas brincadeiras, jogos e danças;
v Criar diferentes jogos e danças;
v Mudar as regras, inventar outras;
v Inventar novas brincadeiras;
v Pesquisar e compreender esportes e atividades físicas;
v Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e de etnia;
v Apreciar o próprio corpo e dele cuidar.

LÍNGUA INGLESA – 5º ANO
v Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas;
v Ouvir com atenção a fala do professor ou falantes nativos observando a entonação;
v Planejar sua fala e pensamento;
v Apreciar textos literários e não literários;
vFazer uso da linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar ideias;
v Valorizar o que produz individualmente e em grupo, favorecendo a convivência, considerando a diversidade para que aprenda a conhecer a fazer, a ser e a conviver dentro do seu idioma;
v Reescrever e produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor; planejar o que vai escrever, considerando a intencionalidade, o interlocutor e as características do gênero;
v Conhecer e nomear profissões;
v Reconhecer e utilizar alguns verbos em inglês;
v Identificar nomes de peças de roupas;
v Conhecer e nomear lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário