segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Expectativas de aprendizagem - final do 4º ano


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA – 4º ANO
Considerar o quadro de gêneros indicados para o 4º ano

v Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores bem como respeitar a seqüência temporal e causal;
v Apreciar a leitura feita pelo professor como: curiosidades, verbete de enciclopédia infantil, carta, bilhete, manchete, notícia, conto tradicional; diagrama/explicação; para adquirir comportamento leitor e apropriar-se da linguagem que se escreve;
v Ler, com ajuda do professor, textos para estudar os temas tratados nas diferentes
v Reescrever e/ou produzir textos de autoria, com apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos, reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto;
v Compreender e construir regras de ortografia de acordo com a natureza regular dos erros trabalhados;
v Segmentar o texto em palavras, bem como as palavras na passagem de uma linha para outra;
v Pontuar final de frases e usar inicial, maiúscula, paragrafação, elementos de uma numeração, passagem do discurso direto, em razão das restrições impostas pelos gêneros;
v Fazer uso da regra geral de concordância verbal e nominal.

MATEMÁTICA – 4º ANO

v Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos, pela interpretação do valor posicional de cada uma das ordens;
v Ler e representar números racionais na forma decimal, principalmente em situações que utilizem o sistema monetário;
v Resolver oralmente ou por meio de registro escrito, o procedimento de solução de uma situação-problema, estabelecendo comparações com os procedimentos desenvolvidos pelos colegas da classe, reconhecendo que um mesmo problema pode ser resolvido por diferentes estratégias;
v Experienciar estratégias de verificação e controle de resultados utilizando cálculos mentais, estimativas e calculadoras;
v Descrever, interpretar e representar a posição de uma pessoa ou objeto no espaço, pela análise e construção de itinerários;
v Identificar planificações de alguns sólidos geométricos como: cubo, cone e paralelepípedo;
v Reconhecer medidas de tempo como: ano, década, século;
v Pesquisar jogos de diferentes nacionalidades




CIÊNCIAS NATURAIS – 4º ANO

v Identificar origem e processos de produção de alimentos industrializados e não-industrializados, com base nas embalagens e outras referências;
v Reconhecer que todos os produtos consumidos são uma combinação de materiais (plástico, borracha, madeira, tintas, metais, vidros), tecnologia e também de trabalho humano;
v Compreender a necessidade do tratamento de água e seu diário na manutenção da vida;
v Perceber a importância de alimentação saudável para o corpo, visando o desenvolvimento biopsicosocial;
v Perceber a higiene pessoal como desenvolvimento da responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço que habita;
v Construir e relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio e os problemas para a saúde local.

HISTÓRIA – 4º ANO

v Organizar dados históricos compreendendo padrões de medida de tempo (calendário...), entendendo a ordenação temporal do seu cotidiano e comparando acontecimentos a partir de critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
v Participar de situações e vivências integrando os diversos estudos sobre as relações estabelecidas entre presente e passado, entre o local, regional, nacional e mundial;
v Identificar processos de produção, de conservação, de circulação de alimentos que abastecem as cidades, e os sujeitos históricos nelas envolvidos, considerando suas mudanças e permanências no tempo;
v Identificar a relação da produção e abastecimento de alimentos entre a cidade de São Paulo e outras localidades e suas mudanças e permanências no tempo (feiras, supermercados, restaurantes, cantinas, formas de transporte das áreas agrícolas para a urbana - da carroça ao caminhão, entre outros);
v Identificar diferentes relações de trabalho entre os moradores da cidade no presente e em outras épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
v Identificar mudanças e permanências nas relações de trabalho, nas ferramentas, nos materiais e nos equipamentos utilizados na produção de diferentes objetos presentes no cotidiano;
v Identificar e comparar a produção e a coleta de resíduos na cidade de São Paulo e em outras localidades, e suas diferenças e permanências no tempo (sambaquis, lixo urbano, lixo rural...);
v Relacionar atividades locais e acontecimentos históricos com a preservação da memória de indivíduos, grupos e classes do período colonial ao presente;
v Identificar e utilizar marcadores de tempo de média e longa duração (décadas e séculos) e situar a história do aluno na história da cidade;
v Identificar linguagens e meios de comunicação presentes na vida das crianças e da família, na escola e na cidade, estabelecendo relações de semelhanças e diferenças em diferentes culturas, épocas e localidades;
v Coletar informações de registros produzidos em diferentes épocas da história brasileira, incluindo os produzidos pelos povos indígenas;
v Estabelecer relações entre hábitos culturais e os meios de comunicação do século XX;
v Conhecer e comparar e diferenciar a sua origem étnica através da construção da árvore genealógica com a dos demais amigos da classe
v Apropriar-se dos conhecimentos sobre a influência da música em movimentos sociais tanto no Brasil como em alguns países africanos;
v Conhecer e comparar os aspectos variados da cultura africana e indígena (lenda, costumes e curiosidades)

GEOGRAFIA – 4º ANO

v Reconhecer e comparar o papel da natureza na construção das paisagens urbanas e rurais brasileiras;
v Reconhecer semelhanças e diferenças entre o modo de vida do campo e da cidade;
v Conhecer e compreender as conseqüências das transformações da natureza;
v Compreender e comparar funções entre os meios de transporte;
v Respeitar e tolerar modos de vida e valores de outras coletividades mais distantes;
v Reconhecer exemplos de matéria-prima e indústria, tendo como referência produtos artesanais e industriais do cotidiano;
v Identificar percursos dos alimentos desde a produção (plantação) até o consumo (comércio).
v Elaborar mapas temáticos relacionados à história dos alimentos: origem, local da plantação, da produção e do consumo;
v Identificar diferentes atividades profissionais que envolvem a produção e a circulação de produtos artesanais e industrializados;
v Identificar os locais de comercialização dos produtos agrícolas (centrais de abastecimentos, feiras livres, supermercados...);
v Reconhecer a partir de ilustrações e mapas, elementos do ambiente do campo ou da cidade;
v Identificar principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
v Identificar o uso de diferentes equipamentos e técnicas na produção de objetos artesanais e industrializados;
v Reconhecer os tipos de coleta do lixo e como a percebemos nas atividades diárias na cidade: catador de latas, papelão, entulho de material de construção e outros;
v Reconhecer os objetos produzidos como: material reciclado e industrializado, compreendendo a relação entre produção de objetos, consumo e desperdício;
v Reconhecer a importância das tecnologias nos meios de comunicação do cotidiano, como: rádio, TV, jornais, revistas e Internet;
v Reconhecer ao longo dos séculos como a produção artesanal e as técnicas empregadas contribuíram para a comunicação entre as pessoas;
v Reconhecer e utilizar mapas como texto informativo para localizar e descrever objetos e fenômenos;
v Descrever diferentes formas de comunicação no dia-a-dia, para obter informações sobre países, estados e cidades;
v Reconhecer e comparar diferentes documentos, mapas, objetos, imagens e outros registros como meios de informação e comunicação;
v Identificar os meios de comunicação como forma de aproximação dos lugares;
v Identificar aspectos geográficos, físicos e humanos da África e do Brasil por meio das leituras e exploração de mapas das regiões pesquisadas;

ENSINO DO ARTE – 4º ANO
ÁREA DE ARTES CÊNICAS
v Recriar e improvisar a partir de fragmentos de obras teatrais;
v Improvisar a partir de jogos teatrais;
v Associar, expressar por meio da música sentimentos e idéias;
v Participar dos jogos de atenção, observação e improvisação;
v Integrar-se com os colegas na dramatização de cenas criadas a partir de uma nova proposta.

EDUCAÇÃO FÍSICA – 4º ANO
v Interagir com os colegas nas brincadeiras, jogos e danças;
v Criar diferentes jogos e danças;
v Mudar as regras, inventar outras;
v Inventar novas brincadeiras;
v Pesquisar e compreender esportes e atividades físicas;
v Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e de etnia;
v Apreciar o próprio corpo e dele cuidar.

LÍNGUA INGLESA – 4º ANO
v Participar de situações de intercâmbio oral, formulando e respondendo perguntas e respostas;
v Ouvir com atenção a fala do professor ou de falantes nativos através de mídias tecnológicas;
v Participar de situações de uso da linguagem oral, utilizando alguns procedimentos de escrita;
v Apreciar textos literários e não literários;
v Fazer uso da linguagem para conversar;
v Ler, com ajuda do professor e dos colegas, textos, imagens, características de seu portador e outros;
v Reescrever e planejar o que vai escrever, considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero;
v Reconhecer e nomear partes da casa;
v Identificar e diferenciar as letras do alfabeto em inglês;
v Identificar e nomear diversos esportes.

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