EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA – 4º ANO
Considerar o quadro de gêneros indicados para o 4º ano
v Participar de situações de intercâmbio oral que
requeiram: ouvir, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder
perguntas justificando suas respostas, explicar e compreender explicações,
manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas
anteriores bem como respeitar a seqüência temporal e causal;
v Apreciar a leitura feita pelo professor como:
curiosidades, verbete de enciclopédia infantil, carta, bilhete, manchete,
notícia, conto tradicional; diagrama/explicação; para adquirir comportamento
leitor e apropriar-se da linguagem que se escreve;
v Ler, com ajuda do professor, textos para estudar os
temas tratados nas diferentes
v Reescrever e/ou produzir textos de autoria, com apoio
do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever
considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as
características do gênero; fazer rascunhos, reler o que está escrevendo, tanto
para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos –
discursivos ou notacionais – do texto;
v Compreender e construir regras de ortografia de acordo
com a natureza regular dos erros trabalhados;
v Segmentar o texto em palavras, bem como as palavras na
passagem de uma linha para outra;
v Pontuar final de frases e usar inicial, maiúscula,
paragrafação, elementos de uma numeração, passagem do discurso direto, em razão
das restrições impostas pelos gêneros;
v Fazer uso da regra geral de concordância verbal e
nominal.
MATEMÁTICA – 4º ANO
v Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em
intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos, pela interpretação do
valor posicional de cada uma das ordens;
v Ler e representar números racionais na forma decimal,
principalmente em situações que utilizem o sistema monetário;
v Resolver oralmente ou por meio de registro escrito, o
procedimento de solução de uma situação-problema, estabelecendo comparações com
os procedimentos desenvolvidos pelos colegas da classe, reconhecendo que um
mesmo problema pode ser resolvido por diferentes estratégias;
v Experienciar estratégias de verificação e controle de
resultados utilizando cálculos mentais, estimativas e calculadoras;
v Descrever, interpretar e representar a posição de uma
pessoa ou objeto no espaço, pela análise e construção de itinerários;
v Identificar planificações de alguns sólidos
geométricos como: cubo, cone e paralelepípedo;
v Reconhecer medidas de tempo como: ano, década, século;
v Pesquisar jogos de diferentes nacionalidades
CIÊNCIAS NATURAIS – 4º ANO
v Identificar origem e processos de produção de
alimentos industrializados e não-industrializados, com base nas embalagens e
outras referências;
v Reconhecer que todos os produtos consumidos são uma
combinação de materiais (plástico, borracha, madeira, tintas, metais, vidros),
tecnologia e também de trabalho humano;
v Compreender a necessidade do tratamento de água e seu
diário na manutenção da vida;
v Perceber a importância de alimentação saudável para o
corpo, visando o desenvolvimento biopsicosocial;
v Perceber a higiene pessoal como desenvolvimento da
responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço que habita;
v Construir e relacionar diferentes poluentes oriundos
da relação humana com o meio e os problemas para a saúde local.
HISTÓRIA – 4º ANO
v Organizar dados históricos compreendendo padrões de
medida de tempo (calendário...), entendendo a ordenação temporal do seu
cotidiano e comparando acontecimentos a partir de critérios de anterioridade,
posterioridade e simultaneidade.
v Participar de situações e vivências integrando os
diversos estudos sobre as relações estabelecidas entre presente e passado,
entre o local, regional, nacional e mundial;
v Identificar processos de produção, de conservação, de
circulação de alimentos que abastecem as cidades, e os sujeitos históricos
nelas envolvidos, considerando suas mudanças e permanências no tempo;
v Identificar a relação da produção e abastecimento de
alimentos entre a cidade de São Paulo e outras localidades e suas mudanças e
permanências no tempo (feiras, supermercados, restaurantes, cantinas, formas de
transporte das áreas agrícolas para a urbana - da carroça ao caminhão, entre
outros);
v Identificar diferentes relações de trabalho entre os
moradores da cidade no presente e em outras épocas, distinguindo o trabalho
escravo do trabalho livre;
v Identificar mudanças e permanências nas relações de
trabalho, nas ferramentas, nos materiais e nos equipamentos utilizados na
produção de diferentes objetos presentes no cotidiano;
v Identificar e comparar a produção e a coleta de
resíduos na cidade de São Paulo e em outras localidades, e suas diferenças e
permanências no tempo (sambaquis, lixo urbano, lixo rural...);
v Relacionar atividades locais e acontecimentos
históricos com a preservação da memória de indivíduos, grupos e classes do
período colonial ao presente;
v Identificar e utilizar marcadores de tempo de média e
longa duração (décadas e séculos) e situar a história do aluno na história da
cidade;
v Identificar linguagens e meios de comunicação
presentes na vida das crianças e da família, na escola e na cidade,
estabelecendo relações de semelhanças e diferenças em diferentes culturas, épocas
e localidades;
v Coletar informações de registros produzidos em
diferentes épocas da história brasileira, incluindo os produzidos pelos povos
indígenas;
v Estabelecer relações entre hábitos culturais e os
meios de comunicação do século XX;
v Conhecer e comparar e diferenciar a sua origem étnica
através da construção da árvore genealógica com a dos demais amigos da classe
v Apropriar-se dos conhecimentos sobre a influência da
música em movimentos sociais tanto no Brasil como em alguns países africanos;
v Conhecer e comparar os aspectos variados da cultura
africana e indígena (lenda, costumes e curiosidades)
GEOGRAFIA – 4º ANO
v Reconhecer e comparar o papel da natureza na
construção das paisagens urbanas e rurais brasileiras;
v Reconhecer semelhanças e diferenças entre o modo de
vida do campo e da cidade;
v Conhecer e compreender as conseqüências das
transformações da natureza;
v Compreender e comparar funções entre os meios de
transporte;
v Respeitar e tolerar modos de vida e valores de outras
coletividades mais distantes;
v Reconhecer exemplos de matéria-prima e indústria,
tendo como referência produtos artesanais e industriais do cotidiano;
v Identificar percursos dos alimentos desde a produção
(plantação) até o consumo (comércio).
v Elaborar mapas temáticos relacionados à história dos
alimentos: origem, local da plantação, da produção e do consumo;
v Identificar diferentes atividades profissionais que
envolvem a produção e a circulação de produtos artesanais e industrializados;
v Identificar os locais de comercialização dos produtos
agrícolas (centrais de abastecimentos, feiras livres, supermercados...);
v Reconhecer a partir de ilustrações e mapas, elementos
do ambiente do campo ou da cidade;
v Identificar principais atividades econômicas em
diferentes estados brasileiros;
v Identificar o uso de diferentes equipamentos e
técnicas na produção de objetos artesanais e industrializados;
v Reconhecer os tipos de coleta do lixo e como a
percebemos nas atividades diárias na cidade: catador de latas, papelão, entulho
de material de construção e outros;
v Reconhecer os objetos produzidos como: material
reciclado e industrializado, compreendendo a relação entre produção de objetos,
consumo e desperdício;
v Reconhecer a importância das tecnologias nos meios de
comunicação do cotidiano, como: rádio, TV, jornais, revistas e Internet;
v Reconhecer ao longo dos séculos como a produção
artesanal e as técnicas empregadas contribuíram para a comunicação entre as
pessoas;
v Reconhecer e utilizar mapas como texto informativo
para localizar e descrever objetos e fenômenos;
v Descrever diferentes formas de comunicação no
dia-a-dia, para obter informações sobre países, estados e cidades;
v Reconhecer e comparar diferentes documentos, mapas,
objetos, imagens e outros registros como meios de informação e comunicação;
v Identificar os meios de comunicação como forma de
aproximação dos lugares;
v Identificar aspectos geográficos, físicos e humanos da
África e do Brasil por meio das leituras e exploração de mapas das regiões
pesquisadas;
ENSINO DO ARTE – 4º ANO
ÁREA DE ARTES CÊNICAS
v Recriar e improvisar a partir de fragmentos de obras
teatrais;
v Improvisar a partir de jogos teatrais;
v Associar, expressar por meio da música sentimentos e
idéias;
v Participar dos jogos de atenção, observação e
improvisação;
v Integrar-se com os colegas na dramatização de cenas
criadas a partir de uma nova proposta.
EDUCAÇÃO FÍSICA – 4º ANO
v Interagir com os colegas nas brincadeiras, jogos e
danças;
v Criar diferentes jogos e danças;
v Mudar as regras, inventar outras;
v Inventar novas brincadeiras;
v Pesquisar e compreender esportes e atividades
físicas;
v Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada
em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e de etnia;
v Apreciar o próprio corpo e dele cuidar.
LÍNGUA INGLESA – 4º ANO
v Participar de situações de intercâmbio oral,
formulando e respondendo perguntas e respostas;
v Ouvir com atenção a fala do professor ou de falantes
nativos através de mídias tecnológicas;
v Participar de situações de uso da linguagem oral,
utilizando alguns procedimentos de escrita;
v Apreciar textos literários e não literários;
v Fazer uso da linguagem para conversar;
v Ler, com ajuda do professor e dos colegas, textos, imagens,
características de seu portador e outros;
v Reescrever e planejar o que vai escrever,
considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as
características do gênero;
v Reconhecer e nomear partes da casa;
v Identificar e diferenciar as letras do alfabeto em
inglês;
v Identificar e nomear diversos esportes.
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