segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Expectativas de aprendizagem - final do 3º ano


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 3º ANO
LINGUA PORTUGUESA – 3ºANO

Considerar o quadro de gêneros indicados para o 3º Ano

v Participar de situações de intercambio oral, ouvindo com atenção, formular e responder a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
v Ler, por si mesmos diferentes gêneros (textos narrativos literários, instrucionais, de divulgação científica e notícias, apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita).
v Reescrever, de próprio punho, histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
v Produzir textos de autoria de próprio punho utilizando recursos da linguagem escrita.
v Revisar textos coletivamente, com a ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
v Observar algumas questões ortográficas e escrever corretamente essas palavras utilizando procedimentos de consulta para conhecer a escrita correta.

MATEMÁTICA – 3º ANO

v Identificar, ler e escrever números naturais evidenciando a compreensão de algumas regras da escrita posicional como a formação de agrupamentos e o princípio aditivo, que permite escrever o número 574 como 500+70+4;
v Resolver situação-problema, expressos oralmente ou por enunciados escritos, envolvendo a adição e a subtração, em situações relacionadas aos seus diversos significados;
v Resolver situação-problema, expressos oralmente ou por enunciados escritos, envolvendo a multiplicação e a divisão, especialmente em situações relacionadas à comparação entre razões e à configuração retangular;
v Expressar verbalmente e por meio de registros os procedimentos de solução de uma situação-problema, estabelecendo comparações com outros processos reconhecendo que uma mesma situação pode ser resolvida por diferentes estratégias;
v Compreender os conceitos da divisão (repartir quantidades iguais e determinar quanto cabe);
v Identificar formas geométricas tridimensionais como esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo, e formas planas como quadrado, triangulo, retângulo e círculo, sem o uso obrigatório da terminologia convencional;
v Perceber semelhanças e diferenças entre cubo e quadrado, pirâmide e triângulo, esfera e círculo;
v Identificar possíveis trocas de cédulas e moedas, em função de seus valores;
v Identificar horas e minutos, por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro;
v Identificar unidades de tempo: semana, mês, semestre e ano e estabelecer relações entre essas unidades;
v Distinguir tabelas de gráficos;
v Interpretar e construir tabelas de dupla entrada e gráficos com auxílio do professor;

CIÊNCIAS NATURAIS – 3º ANO

v Construir atitude investigativa sobre o meio ambiente e a relação com a natureza no dia-a-dia;
v Reconhecer no ambiente que vive, os diferentes recursos naturais: água,ar,vento,solo,calor e luz solar por meio da observação de diferentes recursos;
v Comparar e registrar semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença de água, luz, calor e solo.
v Observar e identificar regularidades e modificações naturais no clima;
v Perceber a importância de alimentação saudável para o corpo, visando o desenvolvimento biopsicossocial;
v Perceber a higiene pessoal como desenvolvimento da responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço que habita;

HISTÓRIA – 3º ANO

v Compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas;
v Participar de situações de trocas de informações a partir de vivências, integrando os diversos estudos sobre as relações estabelecidas entre o presente, o passado e o local;
v Identificar mudanças e permanências no modo de vida das pessoas, dos grupos e de diferentes localidades;
v Identificar a diversidade de acontecimentos, envolvendo as vivências pessoais e coletivas;
v Reconhecer a presença e a ausência de serviços urbanos e sua relação com a ocupação de localidades por diferentes grupos e classes sociais;
v Conhecer e comparar a sua origem étnica através da construção da árvore genealógica com a dos demais amigos da classe, valorizando a origem histórica de cada indivíduo.
v Conhecer e comparar os aspectos variados da cultura africana e indígena (lenda, costumes e curiosidades)
v Considerar as diversas tradições culturais rompendo com preconceitos e construir atitudes de respeito e solidariedade.

GEOGRAFIA – 3º ANO

v Caracterizar a paisagem local: origem, organização, manifestação em aspectos biofísicos e transformação ao longo do tempo;

ENSINO DA ARTE – 3º ANO
ARTES PLÁSTICAS

v Construir formas plásticas e visuais com orientação do professor (Perspectivas: bidimensional e tridimensional – brinquedos, maquetes);
v Produzir e reproduzir desenhos considerando o traçado e as relações entre: ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, equilíbrio.
v Utilizar materiais e técnicas artísticas (pincéis, giz de cera, lápis, tintas, argila, entre outros);
v Utilizar as cores primárias, secundárias e descobrir as terciárias, nas suas composições;
v Ler e discutir os textos e informações orais ou escritas sobre artistas, suas biografias e produções de diferentes povos, culturas, etnias em tempos e contextos diversos;
v Realizar releituras de obras de arte a partir da apreciação e de uma proposta;
v Educar a observação e a atenção organizando idéias e pensamentos;
v Ampliar o vocabulário e enriquecer experiências;
v Perceber que a Arte também é linguagem, por meio dela pode expressar suas idéias e sentimentos.

EDUCAÇÃO FÍSICA – 3º ANO

v Explicar e demonstrar as brincadeiras vivenciadas no contexto familiar;
v Perceber a possibilidade de imitar expressões faciais, gestos e sons produzidos por diferentes pessoas e animais;
v Explorar espaços a fim de perceber os sons ambientes (vozes, corpos e materiais sonoros), associando-os à fonte sonora;
v Criar diferentes gestos a partir das danças vivenciadas, compreendendo a possibilidade de transformação da expressão corporal;
v Posicionar-se quanto às modificações sugeridas pelos colegas utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; v Argumentar buscando solucionar as dificuldades pessoais decorrentes;
v Participar ativamente de visitas a espaços de divulgação cultural ( centros comunitários, teatros, casas de espetáculo festas, museus, galerias de arte, centros culturais etc.), promovidas pela escola.
v Encaminhar os conflitos oriundos das vivências corporais de forma não violenta, pelo diálogo, prescindindo gradativamente da figura do professor;
v Identificar as dificuldades pessoais encontradas nas atividades propostas, sugerindo alternativas para modificá-las;
v Opinar acerca de suas preferências e escolhas com relação às brincadeiras (formas de organização, regras, movimentos), às danças (coreografias, vestimentas, artefatos, ritmos), às músicas e canções (temáticas);
v Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras;
v Brincar por iniciativa própria e interagir com os colegas;
v Brincar de jogos de construção e apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, construindo autoconfiança em suas habilidades físicas;
v Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento;
v Aprender a cuidar de si no cotidiano, com segurança e autoconfiança, cuidar do outro e do ambiente;
v Experimentar, tentar e arriscar em situações propostas em aula ou em situações de aprendizagem corporal;
v Participar adequadamente das atividades, respeitando as regras, a organização, com empenho em utilizar os movimentos adequados à proposta;
v Interagir com seus colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero;
v Respeitar as diferenças individuais e participar de atividades com seus colegas, auxiliando àqueles que têm dificuldades e aceitando ajuda;
v Compreender a cidadania como participação social e política assim como os exercícios de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a – dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o respeito;
v Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
v Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e interações, contribuindo ativamente para a sua melhoria;
v Agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
v Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à coletiva;
v Utilizar as diferentes linguagens: verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

v Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
v Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação

LÍNGUA INGLESA – 3º ANO

v Produzir textos de diferentes gêneros (bilhetes, comandos, cartas e instrucionais) de forma oral ou com o professor como escriba;
v Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças conheçam seus nomes e necessidades;
v Localizar, em parceria, informações nos textos apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e outros e selecionar as que são relevantes, utilizando procedimentos de estudo como copiar a informação que interessa grifar e fazer anotações;
v Nomear alimentos de diversos tipos em inglês;
v Reconhecer e nomear partes do corpo;
v Diferenciar e nomear as estações do ano e tipos de clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário