segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Expectativas de aprendizagem - final do 2º ano


ENSINO FUNDAMENTAL
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ANO
Considerar o quadro de gêneros indicados para o 2º ano

v Ler, com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, instrucionais, de divulgação científica e notícias, apoiar-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características do seu portador, gênero e do sistema de escrita);
v Apreciar a leitura feita pelo professor como: curiosidades, verbete de enciclopédia infantil, carta, bilhete, manchete, notícia, conto tradicional, diagrama/explicação, para adquirir comportamento leitor e apropriar-se da linguagem que se escreve
v Recontar histórias conhecidas, de forma a considerar as idéias principais e recuperar algumas características da linguagem escrita do texto lido pelo professor;
v Ler por si mesmo textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poesias, poemas, canções, trava-línguas, placas, listagens, manchetes de jornais, histórias em quadrinhos, rótulos entre outros;
v Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
v Escrever seu próprio nome e utilizá-lo como referência para escrever outras palavras;
v Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros, mesmo que de forma não convencional;
v Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, textos instrucionais, listagens, entre outros) com ajuda do professor;
v Revisar textos coletivamente com ajuda do professor;
v Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita (estar alfabético) mesmo que apresente algumas questões ortográficas a resolver;

MATEMÁTICA – 2º ANO

v Identificar, ler e escrever números em situações contextualizadas, principalmente os números que aparecem com freqüência na sala de aula, como os números do calendário, número de alunos na sala de aula, número de meninos e meninas, números que indicam valores de moedas e cédulas, entre outras. Para lidar com eles os alunos utilizam a contagem sem precisar pensar em dezenas e unidades. A freqüência do uso desses números possibilita realizarem as primeiras constatações sobre as regularidades da seqüência numérica e memorizarem alguns resultados do cálculo;
v Compreender os conceitos da adição e da subtração, resolvendo problemas que envolvam estes conceitos, por meio de estratégias;
v Compreender os conceitos de adição e subtração, resolvendo situações-problema que os envolva, por meio de estratégias pessoais, fazendo uso de recursos de cálculo mental e estimativa;
v Compreender o conceito de multiplicação, resolvendo situações que trabalhem com agrupamentos de mesma quantidade, como dobro, triplo, entre outras;
v Descrever a posição e a movimentação de objetos e pessoas no espaço, dando informações sobre pontos de referência;
v Coletar e organizar informações criando registros próprios;
v Utilizar a calculadora para produzir escritas de números que são ditados;

CIÊNCIAS NATURAIS – 2º ANO

v Construir atitude investigativa sobre o meio ambiente e a relação com a natureza no dia-a-dia;
v Construir e desenvolver atitudes investigativas em relação à matéria prima e sua transformação;
v Compreender a necessidade do tratamento de água e seu uso diário na manutenção da vida, bem como ar, alimentação, calor e luz solar;
v Perceber e compreender a importância de alimentação equilibrada e saudável para o corpo, de forma a evitar distúrbios como, por exemplo, desnutrição e obesidade;
v Identificar diferentes tipos de alimentos, sua adequação e necessidades para o desenvolvimento do corpo e manutenção da saúde, incluindo informações de outras culturas;
v Perceber a higiene pessoal como desenvolvimento da responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço que habita;
v Saber a importância dos órgãos sensoriais.
v Apropriar-se da responsabilidade do uso e manutenção de ambiente saudável em locais de uso individual e coletivo
v Identificar no ambiente em que vivem, diferentes elementos, tanto do mundo natural como construídos pelo homem;
v Identificar, comparar e classificar diferentes objetos por meio do uso de órgãos sensoriais (tamanho, textura, cheiro, temperatura...);
v Valorizar e apropriar-se de comportamentos de segurança e prevenção de acidentes em diferentes contextos, Ex: Produtos de uso domésticos;

HISTÓRIA – 2º ANO

v Identificar e utilizar medições e marcadores de tempo cronológico nas suas relações com acontecimentos vividos para apreender noções de temporalidade;
v Identificar as diferentes formas de convívios sociais compartilhados nas brincadeiras e festas em diferentes tempos;
v Marcar os diferentes momentos da vida doméstica e da classe no que se refere às festas, brincadeiras, jogos, utilizando marcadores de tempo ;
v Reconhecer mudanças e permanências em hábitos culturais vividos no decorrer de um determinado tempo ( semana/mês);
v Identificar diferentes hábitos alimentares da comunidade e de outras localidades e culturas, em diferentes ocasiões: cotidianas e festivas;
v Conhecer e comparar a sua origem étnica através da construção da árvore genealógica com a dos demais amigos da classe, valorizando a origem histórica de cada indivíduo.
v Conhecer e comparar os aspectos variados da cultura africana e indígenas (lenda, costumes e curiosidades)
v Considerar as diversas tradições culturais rompendo com preconceitos e construir atitudes de respeito e solidariedade.

GEOGRAFIA – 2º ANO

v Saber utilizar a observação e descrição na leitura da paisagem;
v Reconhecer referenciais de localização, orientação e distância para localização autônoma e representação de locais do cotidiano;
v Observar e descrever as formas de apresentação da paisagem local;
v Perceber e registrar os percursos diários;
v Localizar nos desenhos dos trajetos, informações como: endereços, nomes de ruas, pontos de referência;
v Explorar noções de localização espacial (dentro e fora; ao lado, entre), orientação (esquerdo e direito), proporção (tamanho e área), legenda (cores e formas);
v Observar e desenhar objetos em diferentes posições: verticais (de cima para baixo), laterais, frontais;
v Reconhecer as mudanças que ocorrem no tempo durante o dia observando nuvens, chuva e alterações na temperatura;
v Identificar as mudanças que ocorrem na vegetação e no tempo no dia-a-dia, as alterações na temperatura diária e ao longo do ano;
v Conhecer os aspectos geográficos, físicos e humanos da África e do Brasil por meio da prática da leitura.






ENSINO DA ARTE – 2º ANO
ÁREA ARTES PLÁSTICAS

v Realizar desenhos evidenciando clareza e definição no traçado e compondo cenário;
v Construir formas plásticas e visuais com orientação do professor (Perspectivas: bidimensionais e tridimensionais – brinquedos, maquetes);
v Utilizar em suas produções, de maneira independente materiais e suportes (papéis, cola, tesoura...);
v Classificar as cores em primárias, descobrindo e nomeando as secundárias/ monocromia e policromia;
v Conhecer biografia, aspectos da vida e as obras dos pintores;
v Realizar releituras de obras de arte a partir da apreciação e de uma proposta;
v Educar a observação e a atenção organizando idéias e pensamentos;
v Ampliar o vocabulário e enriquecer experiências;
v Reconhecer e diferenciar texturas, tátil e visualmente no entorno e em obras de Arte.
v (Elaborar o portfólio de registros e organizar cronologicamente as etapas e processos vivenciados, em forma de desenho e/ou escrita).

EDUCAÇÃO FÍSICA – 2º ANO

v Utilizar as diferentes linguagens: verbal, musical, matemática , gráfica, plástica e corporal ,como meio para produzir,expressar e comunicar suas idéias;
v Interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

LÍNGUA INGLESA – 2º ANO
v Fazer uso da linguagem de forma natural para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos, utilizando expressões, comandos e cumprimentos em Língua Inglesa nas diversas situações do cotidiano;
v Valorizar o que produz individualmente e em grupo, favorecendo a convivência, considerando a diversidade para que aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a conviver dentro de seu idioma ou em qualquer outro;
v Utilizar a contagem oral e quantidades nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças conheçam seus nomes e necessidades;
v Reconhecer nomes dos membros da família nuclear;
v Nomear e identificar nomes de animais de diferentes habitats;
v Identificar e nomear diversas cores;
v Reconhecer e nomear objetos escolares;
v No caso de alimentos, saber nomear várias frutas.


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